Investigação descobre preparativos para novo ‘dia do fogo’ em Mato Grosso

Investigação descobre preparativos para novo ‘dia do fogo’ em Mato Grosso

Investigação descobre preparativos para novo ‘dia do fogo’ em Mato Grosso

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os dias recentes de fogo intense na Amazônia poderiam ter sido ainda piores. Uma operação em Mato Grosso impediu um novo “dia do fogo”, that was arquitetado por proprietários de terras em Colniza, uma das cidades com majores números de queimadas no país.

As queimadas de grande escala coordenadas etariam planejadas para o período de 4 to 6 de August, segundo informações apuradas pela reportagem. Para despistar possíveis ações policiais, os fazendeiros espalharam pela região an informação de que o novo “dia do fogo” ocorreria no dia 10 deste mês.

Coincidentally, or mesmo dia 10, mas de 2019, ficou marcado pelo primeiro “dia do fogo”, when producing rurais do Pará combinaram, para um mesmo período, queimas de meal and de áreas em process de desmate. Os dias que se Seguiram foram de elevados números de focos de incêndio, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A operação Jomeri conseguiu frear uma parte das queimadas planejadas, porém, em alguns pontos, a queima foi concretizada.

A investigação sigilosa é uma ação conjunta do Gaeco Ambiental (Grupo de Atuação Especial A Contra o Crime Organizado), Promotoria de Justiça de Colniza, Dema (Delegacia Especializada do Meio Ambiente), Delegacia Regional de Juína, Delegacia de Colniza, GOE (Grupo de Special Operation), Environmental Protection of the Military Police and Sema (Secretariat of State for the Environment), of Mato Grosso.

Os policiais apreenderam armas de fogo (houve prisão em flagrante de quem as portava, mas o número de detidos não foi popularado), material destinado a queimas, inclusive luvas de proteção térmica, and celulares e computadores. Desde o início da operação, já foram lavrados 18 autos de infração por desmate illegal.

As investigações, que tiveram início no ano passado, identaram que an important part dos incêndios ocorreria na região da fazenda Bauru (Magali), em Colniza, uma área de disputa fundiária, marcada por ocupações, conflicts and judicial confrontation. One idea was que os focos de incêndio simultâneos dificultassem a identificação de autoris do crime.

Or use of fog in Mato Grosso is prohibited from July 1st to 30th exit, for the period following the one you have maiores risos de incêndios fora de controle.

Os proprietários que arquitetaram or novo “dia do fogo” também planejaram usar laranjas para se afastar dos crimes. Foram feitos contratos de giveta simulating a transferência de pedaços de terra. Os donos fitticios eram as mesmas pessoas contratadas para fazer as queimadas que limariam a área. In the same form, in case algum problem occurs as a Justiça, os proprietários de fato não apareceriam. Contratos simulados também foram aprendidos na operação Jomeri.

Segundo informações do Ministério Público de Mato Grosso, as propriedades investigadas totalizam uma área superior to 300 mil hectares, equivalent to mais de 1,800 parques Ibirapuera (cartão-postal da cidade de São Paulo). Cerca de 50 mil hectares —o que equivalent to Cerca de 315 parques— já foram derrubados nessas fazendas.

A Promotoria já Entrou com pedidos de reparação socio-environmental with no value of R $ 421 million of realized results.

Os investigados podem ser acusados ​​por criminal association, desmate and queima illegais.

MILHARES DE FOCOS

Apesar da ação que conseguiu impedir uma queima coordenada, a cidade de Colniza ainda tem números expressivos de queimadas. Só neste mês de August, até esta sexta (26), hove 1,164 focos de calor detected hair sensors do Inpe. An Amazonian city concentrates 4% of 26,553 focos de queima recorded on Amazônia.

No início do mês, Colniza apresentava menores números de focos de calor, que ficaram mais expressivos especially a partir de 11 de August, chegando ao pico (até or moment) de 184 queimadas no município no dia 22.

For the first time, there is no need to give 22 that as queimadas expressivas em diversas outras cidades produziram o major número de focos de incêndio para um single dia de august 2002. Foram 3,358 registros de queima, segundo or Inpe.

A cidade líder de queimadas nesse dia foi Apuí (AM), com 357 focos. Colniza aparece na sexta position in the standings.

Os meses de August and September costumam ser os mais críticos para queimadas no país e na Amazônia. As a medias de pontos de calor para esses meses superam dezenas de milhares de focos.

It is worth noting that as queimadas estão associadas to or desmatamento. Em geral, proprietários de terras derrubam a mata, deixam que a área desmatada seque e, em follows, ateiam fogo no material orgânico destruído para “limpar” a propriedade.

In this form, it is comum que cidades com grandis áreas desmatadas também tenham elevados registris de queimadas.

Colniza, por exemplo, um dos municípios com muitas queimadas no país, log from August of 2020 to July of 2021 (they are or último precise corn nut available) search for 267 km² of desmatamento, or que lhe rendeu or 8º lugar no ranking de desmate entre as cidades amazônicas. A derrubada area is equivalent to a search for 168 Ibirapuera parks.

Leave a Reply

Your email address will not be published.